TEMAS DE ECONOMIA E GESTÃO

15 de junho de 2016

Berlim e Paris precisam de uma estratégia para o Brexit

Que estratégia política deve a UE e os seus dois maiores membros, França e Alemanha, prosseguir se o Reino Unido sair?

Para evitar uma desintegração gradual da UE, os líderes políticos terão de reforçar a atratividade da UE e, especialmente, a aliança franco-alemã.
O consenso entre os economistas é que sair da UE seria prejudicial tanto para o Reino Unido como para a UE, mas poderá acontecer. Preparar as próximas etapas é crucial. 

O instinto entre os formuladores de políticas, tanto em França como na Alemanha é para trabalhar mais estreitamente juntos depois de um Brexit. ... Confrontada com o risco de uma desintegração gradual de toda a UE depois do Brexit, uma forte liderança política deve implementar uma estratégia política audaciosa.
Por: Guntram B: Wolff
Fonte: Bruegel

Ver também:
O que pode ser um sistema de imigração do Reino Unido pós-Brexit?
O que é que as campanhas de permanência e saída dizem sobre a futura política de imigração?
Sem surpresa, a campanha Permanecer tem sido relutante em discutir a imigração, dado que a maioria do público vê a livre circulação como um custo e não como um benefício. No entanto, durante o debate da noite passada na Sky News, o primeiro-ministro David Cameron disse que, na sua opinião, uma vez que a crise da zona euro diminui o fluxo de cidadãos da UE para o Reino Unido e o fluxo de nacionais do Reino Unido para o resto da UE estará "amplamente em equilíbrio ", e que as alterações aos benefícios dos migrantes da UE incidirão ainda sobre migrantes pouco qualificados, de baixa remuneração.
Fonte: Bruegel


Com o Brexit Londres perderá negócios como centro financeiro global
Existem vários sub-cenários no rescaldo de um voto Não a 23 de junho. Em quase todos, no entanto, Londres perderia negócios como centro financeiro global. Parte da sua posição ímpar como um hub para serviços financeiros internacionais está ligada à sua adesão à União Europeia e o correspondente acesso ao mercado interno da UE.
Por: Nicolas Véron
Fonte: Bruegel

Sem comentários:

Enviar um comentário